Colóquio “The Wonderful battle of the Brig “Gen. Armstrong” at Faial, 1814. No Bicentenário do combate naval ocorrido na Baía da Horta a 27 de Setembro de 1814.” -A A +A

27 de Setembro de 2014

Pousada do Forte de Santa Cruz

A 27 de Setembro de 1814, travou-se na baía da Horta uma das mais belas batalhas navais protagonizada pelo brigue corsário americano “General Armstrong” e por uma esquadra britânica comandada pelo Comodoro Robert Lloy. Esta batalha, que decorreu em porto neutral, desencadeou um longo processo diplomático entre Portugal, Inglaterra e os EUA, e só estaria concluído, com a arbitragem de Luís Napoleão a favorecer os EUA, em 1851.

No ano em que se comemora o bicentenário deste combate naval, o OMA e a CMH promovem, na cidade da Horta, um colóquio que conta com a participação de historiadores açorianos e americanos, e que abordarão uma variedade de temas centrados na batalha e nos acontecimentos que lhe sucederam.

Este evento que se realiza no próximo dia 27 de Setembro, na Pousada do Forte de Santa Cruz, conta com o alto patrocínio da Secretaria do Turismo e Transportes e com o apoio da ALRA, CCIH e Pousadas de Portugal.

Mais informações:

www.oma.pt