Notícia -A A +A

Lula Gigante filmada pela primeira vez no seu ambiente natural

A Lula Gigante, Architeuthis spp., é o segundo maior invertebrado existente na Terra. Apesar de muitas tentativas anteriores, nunca foi possível captar imagens vídeo desta lula no seu habitat natural, centenas de metros abaixo da superfície do mar, tornando-a uma espécie de mito.

Foi em julho do ano passado que as primeiras filmagens deste animal foram captadas e o feito foi anunciado no início deste ano pela rede japonesa de televisão NHK, num projeto em conjunto com o Discovery Channel e o Museu Nacional de Ciência e Natureza do Japão.

O animal foi localizado a 630 metros de profundidade, a partir de um submersível com três tripulantes a bordo, ao largo da ilha de Chichijima, cerca de 1000 quilómetros a sul de Tóquio.

O corpo da lula tinha aproximadamente três metros. Faltavam-lhe os dois tentáculos principais, mas os cientistas estimam que o comprimento total do animal seria de oito metros. Seguida pelo submersível até aos 900 metros de profundidade, a lula acabou por desaparecer no fundo do mar.

Em 2004, Kubodera já tinha liderado uma equipa que conseguiu fotografar pela primeira vez uma lula gigante no seu habitat, também próximo da ilha de Chichijima, onde aqueles animais são procurados por cachalotes como alimento. Dois anos depois, os cientistas capturaram pela primeira vez uma lula gigante viva, filmando-a à superfície da água. Agora, surgem as primeiras imagens em vídeo do animal no fundo do mar.

Link para o vídeo

Fontes: Público, ITN Newshh

Créditos da Imagem: Imagem do Vídeo realizado pelo Discovery Channel e a NHK