Notícia -A A +A

Novo artigo demonstra que existem pelo menos três espécies de jamantas nos Açores.

Acaba de ser publicado online na revista 'Journal of the Marine Biological Association of the UK' um artigo do IMAR-UAc que vem clarificar quais as espécies de Mobulídeos, uma família de peixes cartilagíneos que inclui as mantas e as jamantas, que ocorrem na região dos Açores.

O artigo, da autoria dos nossos colegas Ana Filipa Sobral e Pedro Afonso e intitulado 'Occurrence of mobulids in the Azores, central North Atlantic', analisa as ocorrências históricas bem como numerosas imagens subaquáticas obtidas durante os últimos anos, muitas delas por turistas. De facto, estes animais têm sido alvo de uma procura crescente por parte do ecoturismo, e são muitos os colaboradores que têm enviado fotos para o site de identificação de jamantas, o 'Manta Catalog Azores' (http://mantacatalogazores.wix.com/mobulaid).

A lista de espécies revista mostra que são, pelo menos, três as espécies a visitar a região: a manta gigante (Manta birostris), a jamanta oceânica (Mobula tarapacana), e a jamanta gigante (Mobula mobular), sendo que esta pode na realidade corresponder também a uma quarta espécie, a jamanta de espinho (Mobula japanica). Os Açores são assim o limite norte de distribuição conhecido para estas espécies, e têm implicações directas para a sua conservação, uma vez que algumas espécies desta família são consideradas ameaçadas pela IUCN e CITES.

Pode consultar o artigo aqui

http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=9311440&fulltextType=RA&fileId=S0025315414000964

Fonte da notícia: www.intradop.info