Notícia -A A +A

Novo estudo da Universidade dos Açores revela área de maternidade oceânica para o tubarão azul.

A existência de uma área oceânica de maternidade para um tubarão pelágico é demonstrada pela primeira vez neste estudo, agora publicado na revista PlosONE por investigadores do grupo de biotelemetria do IMAR-DOP e da Inter-American Tropical Tuna Commission. Os investigadores mostram que os jovens tubarões azuis de ambos os sexos residem nesta área oceânica antes de se separarem para embarcar em grandes migrações sazonais.

Esta maternidade está situada no Atlantico norte central,  cobrindo uma área considerável delimitada pelos Açores a norte, o complexo de montes submarinos Atlantis-Great Meteor a sul, e a crista medio-Atlantica a oeste. Estas conclusões basearam-se numa experiência durante a qual 35 tubarões foram seguidos com transmissores de satélite por períodos até ~1000 dias, durante os quais viajaram até uns estonteantes 28 000km.

 Este estudo abre uma nova e importante janela sobre os movimentos e uso do habitat desta espécie, mostrando como eles podem depender do sexo e mudar ao longo da vida. E mostra como o conceito de maternidade de tubarões, normalmente vistas como áreas localizadas em zonas costeiras onde os jovens tubarões gozam de protecção dos predadores, não se aplica a espécies altamente oceâncias, como o tubarão azul. Os desafios para a sua gestão e conservação, que requerem uma estreita colaboração internacional e transfronteiríça, também estão bem patentes neste estudo, que já atraíu a atenção da imprensa internacional.

http://www.foxnews.com/science/2014/08/13/baby-shark-hangout-discovered-off-azores/

http://www.smithsonianmag.com/science-nature/bizarre-blue-shark-nursery-found-north-atlantic-180952338/?no-ist

O artigo pode ser encontrado aqui:

http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0103538

Fonte da notícia: www.intradop.info